ENTRE GUERRAS (1919 -39)

A CRISE DE 1929 E A ASCENSÃO NAZIFACISTA

O entreguerras é um período da História Mundial caracterizado pelo revanchismo por parte dos alemães sobretudo contra norte americanos, ingleses e franceses motivado pela imposição do Tratado de Versalhes e dos italianos pois, apesar de vencedora do conflito, não recebeu mais que as prometidas irredentas dos austríacos, considerado muito pouco para compensar seus esforços de guerra. 

A ascensão de regimes fascistas levando ao poder Hitler e Mussolini favorecido também por uma crise econômica que alcançou escala mundial, o acirramento dos problemas sociais, o fortalecimento dos movimentos comunistas, o enfraquecimento do regime democrático, a política imperialista bem como a severas críticas ao liberalismo econômico contribuíram para aumentar a tensão no período compreendido entre 29 e 39 criando um ambiente de tensões que convergiram no 2º maior confronto que a humanidade já vivenciou: a 2ª Guerra Mundial.



No link abaixo está a aula sobre a Crise de 29 e seus desdobramentos no mundo durante o período entre guerra.

Confira: A Crise de 1929

A crise de 1929 em fotos








A CRISE DE 1929 NO CINEMA


O filme mostra a história do boxeador Jim Braddock (Russell Crowe) que, em um EUA assolado pela Depressão Econômica, em 1935, torna-se um herói nacional ao combater Max Baer (Craig Bierko) em uma luta que durou 15 rounds. Com Renée Zellweger e Paul Giamatti.




ENEM 2012 - CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
QUESTÃO 21

Texto I
A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.
ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).

Texto II
Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.
Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).

A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois

A) o crash da Bolsa em 1929 adveio do envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.
B) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.
C) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.
D) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.
E) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.

RESPOSTA CORRETA: B

Comentários

Postagens mais visitadas